sábado, maio 30, 2009
Uma forma divertida de lidar com o Acordo Ortográfico
Aí está uma sugestão divertida para introduzir discussões com os alunos a respeito do “internetês” usado nos chats e comunicadores instantâneos. Muitos professores acham que essa escrita pode influenciar o aprendizado da língua formal. Penso que é importante discutir o assunto, mostrando que este tipo de linguagem é usada em determinados ambientes e situações. Precisamos conhecer como os jovens estão se comunicando através da internet e orientá-los quanto uso dos diferentes gêneros textuais para que saibam identificá-los, entendam sua função social e quando, como e onde utilizar cada um deles. Para conhecer o trabalho deste cartunista tão interessante, acessem o blog dele: http://blogdoorlandeli.zip.net/arch2009-01-11_2009-01-17.html
Bom divertimento!
domingo, maio 24, 2009
Mais uma aula de matemática...
Certa feita, estava dando uma aula de Matemática (nossa, ela sempre foi meu calo. Mas, como dizem, o mundo dá voltas...) E daí veio um aluno com a seguinte dúvida: “pelo amor de Deus, como é que eu vou somar um número positivo a um número negativo? Isso é de matar!” Bom, a bem da verdade, não tirava a razão dele até aquele momento. Mas, como a necessidade faz com que tenhamos idéias que até Deus duvida que sejam possíveis... E que os professores de Matemática perdoem qualquer erro aqui cometido.
Esse assunto está voltado para o ensino das operações com números inteiros, envolvendo cálculo mental. Pensei em trabalhar esse assunto com ele utilizando um extrato bancário, que dá uma noção muito boa disso. Foram vários passos até que percebesse a questão do jogo de sinais:
1) se eu já tenho um valor em minha conta (p.ex.: R$600,00) e deposito mais R$500,00 (isso já trabalha a questão vocabular, uma vez que "depositar" significa "somar"), significa que terei em minha conta agora R$ 1.100,00 (o valor em minha conta aumentou). + com +, somo os valores e conservo o sinal +;
2) aí, um lindo dia, descubro que em minha conta faltam R$ 800,00 (que desespero!). Isso significa que está negativa (-R$ 800,00). Como preciso de mais R$200, o valor que já está negativo vai continuar, porém será maior (-R$ 800-R$200=-R$ 1000,00).Hum, então isso quer dizer que sinais iguais, eu somo e conservo o sinal (+ ou -).
3) porém, se eu tenho R$ 600,00 e retiro R$ 200,00, já passo a trabalhar com a noção de subtração, mas com um jogo de sinais diferentes, uma vez que eu conservo o sinal do maior valor (+): +600-200=+400, continuando com meu saldo positivo;
4) aí eu tenho R$800,00 na conta e retiro R$1.200,00 (olha o vocábulário de novo: retiro=subtraio); vai acontecer de eu ter a seguinte conta: +800-1200. O valor subtraído é maior do que aquele que tenho na conta. Daí passo a ter um saldo de -R$ 400,00.
Deduzo então que se eu tenho valores com sinais diferentes, eu terei que subtrair os valores e conservar o sinal do maior valor.
Aqui eu apenas trabalhei com a soma e a subtração, pois a dificuldade é muito grande para que eu possa iniciar a multiplicação e a divisão. Preciso trabalhar a questão vocabular e a reversibilidade (olha Piaget aí, de novo).
Uma conversa sobre Deficiência visual
Olá de novo. Construí uma webquest relacionada ao trabalho com Deficiência Visual. Este é o endereço da webquest:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=12179&id_pagina=1
Abraços e boa leitura a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)