domingo, abril 25, 2010

Seminário de Apresentação e Difusão do MEC Daisy - Salvador/BA

Já imaginou um livro que literalmente fala com você? Já conseguiu pensar numa obra interativa na qual você pode ampliar o tamanho da fonte até que fique perfeitamente confortável para seu grau de visão? Já imaginou um livro repleto de imagens e que qualquer pessoa pode ter acesso, mesmo que seja completamente cega?

Este é o Livro Digital no formato DAISY [Digital Accessible Information SYstem], uma tecnologia que vem sendo desenvolvida pela UFRJ e disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Educação sob o nome de MEC Daisy.

Para apresentar este novo recurso, será realizado o Seminário de Apresentação e Difusão do MEC Daisy. Na ocasião, serão apresentados o Projeto Livro Acessível [UNESCO/MEC] e um Workshop sobre o processo de confecção de livros em DAISY, esta importante ferramenta de inclusão, que une cegos e videntes em torno do prazer de ler.

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Data: 28 de abril de 2010
Hora: 8h30 às 16h
Público alvo: Comunidade Escolar e Acadêmica da Bahia.

Inscrições através do envio via e-mail da Ficha de Inscrição para o e-mail livroacessiveldaisy@gmail.com .

A Coordenação do Seminário é de Patrícia Silva de Jesus, Consultora do Projeto Livro Acessível UNESCO/MEC/SEESP, com o apoio da Fundação Pedro Calmon – Biblioteca Pública do Estado da Bahia e Secretaria de Educação da Bahia – Coordenação de Educação Especial. Outros contatos de Patrícia:

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9270615740740774
Artigos: www.sitecurupira.com.br/braille.htm
Blog: http://www.patricitudes.blogspot.com/

Projeto Livro Falado para deficientes visuais lança site na internet

O projeto Livro Falado lançou esta semana o site http://www.livrofalado.pro.br/, onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores brasileiros. O objetivo também é atender pessoas com cegueira dos outros países de língua portuguesa: Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau, disse à Agência Brasil a criadora do projeto, a mestre em teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Analu Palma.

Para isso, o projeto, que existe há dez anos, conta com patrocínio da BR Distribuidora e a parceria da Academia Brasileira de Letras (ABL). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, a prevalência de cegueira na população é de 0,3% e de baixa visão, 1,7%. A pessoa com baixa visão é aquela que mesmo após tratamentos ou correção óptica apresenta diminuição considerável de sua função visual. O projeto Livro Falado pretende incluir os deficientes visuais em duas instâncias: na questão da literatura, de acesso ao livro; no tocante à qualificação para o ator cego.

Analu Palma é autora do livro falado Uma História para Ler, Gravar e Ouvir, em que apresenta para as pessoas as habilidades e dificuldades de uma criança que não enxerga, além de ensinar como se grava livros para deficientes visuais. Com base nesses ensinamentos, ela começou a ministrar oficinas do livro falado. Já foram capacitados, até agora, mais de 400 ledores em todo o país. Os ledores voluntários são qualificados e aprendem como transformar um livro impresso em uma obra acessível em áudio para uma pessoa que não enxerga. Outro procedimento é aprender a gravar em um programa de computador para que o livro já fique em CD. A terceira fase da oficina se refere à voz do voluntário, ou seja, ensina como ter uma boa dicção, além de boa leitura.

Para acessar os livros gravados, as pessoas cegas devem acessar o site http://www.livrofalado.pro.br/ .Para obter a gravação de um livro específico, é preciso enviar e-mail para livrofalado@livrofalado.pro.br. A remessa é gratuita.

Inglês e Deficiência Visual

Espero que estejam bem. E desejo que esta semana se transforme em um belo período de transformações (pessoais e profissionais), alegrias e boas notícias.

Posto aqui o trabalho que será realizado pela colega Maria José Daltro (CAP - Salvador) sobre a Língua Inglesa e a Deficiência visual.

Tecnologia para deficientes visuais

LIDA - Livro Digital Acessível

Lançado pela Fundação Dorina Nowill para cegos, o LIDA - Livro Digital Acessível, permite ao leitor cego ou com baixa visão, um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa. No formato CD-ROM, é dirigido a estudantes, pesquisadores e profissionais liberais. Oferece ao usuário amplas possibilidades e facilidades na exploração de textos, tanto em áudio como letras ampliadas.

O LIDA foi projetado para ser portátil, utilizável em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas. O LIDA é criptografado, de forma a evitar a cópia parcial ou total do texto, distribuído gratuitamente apenas para deficientes visuais com chave de acesso de 16 caracteres individualizada, garantindo a editoras e autores os direitos autorais. Sistema e voz independentes de qualquer leitor de tela.

Configurações Básicas do computador:  Pentium 3, 700 MHz com no mínimo 128 Mb de memória; Windows 98 SE ou superior; CD-ROM de 32X e Placa de som.

Ainda não disponível para o sistema operacional LINUX.

Quem pode participar? Todo e qualquer deficiente visual.

Como participar?  Entrar em contato com a Fundação Dorina pelo e-mail abaixo para se cadastrar e receber os títulos gratuitamente conforme a sua solicitação e área de atuação: lida@fundacaodorina.org.br .

CAPS pelo Brasil

Acessem o link e encontrem um CAP próximo a vocês. É uma forma de auxiliar aos deficientes visuais a terem acesso ao conhecimento.