quarta-feira, abril 22, 2009

Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às pessoas com Deficiência Visual - CAP


O CAP constitui uma unidade que visa dar suporte e apoio pedagógico aos alunos e professores na escola comum e na sala de recursos.

O público alvo do CAP constitui-se preferencialmente de alunos cegos e de baixa visão matriculados nos ensino fundamental (ciclo II) e médio. Atende também, quando houver, deficientes visuais do ensino tecnológico, da educação superior, da comunidade, além de professores especializados e regentes da classe comum.

Além do apoio pedagógico ao aluno e ao professor, o CAP propõe:

- oferecimento de cursos ou programas complementares de orientação e mobilidade, atividades da vida autônoma, sorobã, braile e estimulação visual;

- preparação da comunidade escolar (pais, professores, técnicos e, especialmente, alunos) para o processo de inclusão, de modo a contribuir para a sua sustentabilidade;

- oferta de cursos de atualização, aperfeiçoamento ou capacitação em serviço em educação especial (deficiência visual) para os professores de classe comum.

Durante o ano, são oferecidos os seguintes cursos: Baixa visão, Braille, AVA, Orientação e Mobilidade, Escrita Cursiva e Sorobã. A novidade fica por conta dos cursos de Informática e Adaptação de Material Didático. O Núcleo de Convivência oferece aos alunos aulas de Dança, Teatro, Capoeira, Judô, Hapkido, Artesanato, Pilates, Xadrez e Coral.

E já começaram os cursos para este ano. A novidade fica por conta dos cursos de Informática e Adaptação de Material Didático. Qualquer informação ligue para 3322-4133 ou 3321-3014.

6 comentários:

  1. Adriana, parabéns pela iniciativa, pois vc trouxe um tema que faz parte da nossa realidade e temos tudo a ver com isso. Afinal, temos alunos deficientes na escola.

    Particularmente não sabia tanta informação sobre o CAP, e o seu blog veio esclarecer-me.

    Clísia Costa

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana, parabéns pelo blog. Mostrando como se processo a educação de uma pessoa com deficiência visual, e das diversas possibilidades a partir da estimulação, da educação, da socialização correta. E isso você e a autação do CAP nos apresenta um trabalho com competência.Vou indicar o endereço do blog para os cursista do Curso do Atendimento Educacional Especializado -2ª edição.
    Vanise Lorensi - Educadora Especial- RS

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de contribuir de alguma forma no projeto de apoio aos portadores de deficiencia visual. Como posso iniciar esta iniciativa?

    ResponderExcluir
  4. Nega te procurei feito louca... bom te achei.... Posso te contactar? E... parabéns pelo blog...
    Eline

    ResponderExcluir
  5. Adriana
    Acho sempre muito interessante o trabalho com pessoas com deficiência. Sou professor de educação física e trabalho com esportes adaptados.
    Administro um blog que reune as estratégias pedagógicas dos alunos da universidade e a aplicação dos exercícios no ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriana! Tenho baixa visão e não sabia do trabalho realizado pelo CAP. Excelente a sua iniciativa! Pretendo visitar a instituição. Abraço? Emanoel Bitencourt

    ResponderExcluir