sexta-feira, abril 24, 2009

Ensine matemática brincando!

Olá. Essa semana me deparei com um questionamento de uma professora a respeito de matemática: "como trabalhar expressões numéricas que envolvem incógnitas com um aluno cego??" Não é uma situação difícil, uma vez que, se o professor usa quadradinho ou qualquer outra figura, basta substituir qualquer uma delas por uma letra (x, y...).
Vejam um exemplo: Este um jogo é chamado "Quadrado mágico".
As letras que aparecem nos quadrados mágicos a seguir representam números.
Encontre os números representados por essas letras, sabendo-se que a constante mágica do quadrado verde é 63 e a do quadrado azul é 42.
É importante trabalhar este material devidamente adaptado para o braile, se aluno cego, ou ampliado, se aluno baixa visão. Deve-se perceber se o aluno faz a reversibilidade para resolver os quadrados, já que ele precisa ter o raciocínio lógico-matemático bem trabalhado para tal.
Agora, divirtam-se! Ah, esses quadrados podem ser feitos com qualquer soma.

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